Material Didático

A proposta educacional do Colégio MP Itajaí é sempre pautada pelo respeito à criança, que é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.

A didática por resolução de problemas favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências. Desenvolvemos uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.

No Berçário II, o material didático começa a ser inserido na rotina das crianças no Colégio MP Itajaí, inicialmente com o sistema de fichas desenvolvido especialmente pela equipe do Colégio. Já a partir do Infantil I – Fase I, é introduzido o material didático do Sistema Objetivo de Ensino.

A principal diferença do material didático do Objetivo, com seus Cadernos de Atividades e os livros da Coleção Objetivo, é a constante atualização de conteúdo, pedagógica, tecnológica, gráfica e visual. O material didático é cuidadosamente elaborado para abranger todo o conteúdo programático e responder rapidamente aos desafios e acontecimentos do mundo contemporâneo.

Planejamento

Planejar é uma ação indispensável. Todo docente que assim o faz torna a sua aula mais dinâmica e atraente e os objetivos traçados tem mais chance de serem alcançados. Cada aula é uma situação específica e singular onde, por meio da aplicação de uma metodologia compatível com a temática estudada, proporciona aos alunos conhecimentos e habilidades.

No Colégio MP Itajaí, o planejamento das aulas é semanal, de acordo com a programação anual dos conteúdos, contemplando os objetivos a serem trabalhados por faixa etária. O planejamento de cada turma está disponível para os pais na nossa agenda eletrônica.

Projetos Interdisciplinares

“No processo interdisciplinar não se ensina nem se aprende: vive-se, exerce-se.”(FAZENDA, 2005)

A interdisciplinaridade é um método de pesquisa que prevê uma conversa entre as áreas do conhecimento.

A proposta pedagógica do Sistema Objetivo de Ensino e do Colégio MP Itajaí ousa integrar as áreas, definir os objetivos e escolher os temas para toda a Educação Infantil de maneira que seja possível manter um único fio condutor. Acreditamos na relevância e pertinência dos assuntos escolhidos para compor esta proposta, voltada em especial para atender às crianças durante o seu primeiro momento educacional formal, considerado como fundamental para a formação de pessoas que vislumbrem a construção de uma sociedade com mais saber.

A nossa filosofia entende que as disciplinas tem que ser trabalhadas de forma interligada para que o processo de ensino-aprendizagem tenha mais significado.